Anais

Título: Possíveis relações entre os erros que os estudantes cometem em matemática e o modo como aprenderam na educação escolar

Proponente(s): Rosa, J. E.

Aluno(s): Daniela de Souza Oliveira

Área: Ciências Humanas

Programa: PIBIC

Resumo: Quais as possíveis relações entre os erros que os estudantes cometem em matemática e os tipos de abstração, generalização, conceito e pensamento que desenvolveram ao longo dos anos anteriores de escolarização? Em busca de respostas para este questionamento perseguimos o seguinte objetivo de pesquisa: Investigar possíveis relações entre os erros que os estudantes cometem em matemática e os tipos de abstração, generalização, conceito e pensamento que desenvolveram ao longo dos anos anteriores de escolarização. Concluímos que a gênese dos erros cometidos pelos estudantes do Ensino Médio em Matemática está na não apropriação de um dos conceitos basilares da matemática, o de número. Portanto, a superação de tais erros passa pela necessidade de repensarmos o modo de organização do ensino de número em todo Ensino Fundamental, desde o número natural nos primeiros anos de escolarização, até os números racionais e irracionais ao final deste nível de ensino.

Resumo Expandido: